Mantecal - O tradicional biscoitinho da Minha Avó


Ontem fui limpar a edícula da minha mãe e vi essa bandeja com esse jogo de café, imediatamente me veio a mente os biscoitinhos que minha falecida avó Palmira fazia. Depois da limpeza, eu e minha mãe procuramos a receita entre vários cadernos de receitas que eu tenho e que era dela também até achar a receita do mantecal da Vovó Palmira, esse jogo juntamente com a bandeja foi um presente do meu falecido pai para ela, então foram lembranças duplas. Mas lembranças boas...

Mas, deixemos minha saudade de lado e......
Bora pra receita?


Ingredientes:

500 g de farinha de trigo
250 g de açúcar refinado
250 g de gordura hidrogenada
pedacinhos de goiabada Predilecta

Sei que tem gente que torceu o nariz para a gordura hidrogenada, mas essa receita tem no mínimo 30 anos, era da minha avó e eu fiz do jeito dela.








Misture a gordura com o açúcar até estar bem misturado, aos poucos vá acrescentando o trigo na tigela, até você sentir que a massa precisa ser trabalhada mais.

 Coloque sobre uma bancada ou pia higienizada e vá juntando toda a masa, quando estiver bem unida, vamos começar a fazer as bolinhas.
Uma boa dica é utilizar a colher de sopa medida padrão para pegar a massa, assim todas as bolinhas sairão do mesmo tamanho.
Pegue uma colher da massa, aperte a massa umas 4 a 5 vezes na mão e faça a bolinha, faça isso com toda a massa, colocando as bolinhas em uma forma com papel manteiga.
Achate levemente a bolinha e com a ajuda do cabo de uma colher de pau faça um buraquinho no meio do mantecal, aqui eu utilizei o cabo do meu pegador de mel, mas minha avó utilizava o cabo de colher de pau, lembro-me muito bem disso.

Corte pedacinhos de goiabada PREDILECTA e coloque nos buraquinhos do mantecal.
Hoje em dia as pessoas variam bastante, colocam geleia, doce de leite, mas o tradicional é esse, fique a vontade para alterar o seu.

Leve em forno pré aquecido por 180º por aproximadamente 25 minutos, mas para saber se ele está bom mesmo, é melhor você olhar o fundo dele, deve estar dourado, quase levemente marrom.

Logicamente que o mantecal sempre acompanhou o cafezinho feito no coador de pano.

Ahhh, que saudades daquele tempo.
Espero que gostem, até a próxima.

6 comentários:

  1. Achei muito legal. Mas devo dizer que talvez a autora tenha feito concessão ao politicamente correto, não é gordura hidrogenada que se usa mas banha de porco.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim Roberto é verdade, no começo era feito com banha, mas como disse é a receita é da minha avó e ela começou a utilizar gordura hidrogenada. Obrigada pelo comentário! Volte sempre.

      Excluir
  2. Eu faço como minha avó fazia, com gordura de porco, meus filhos adoram, e é muito mais saudável do que gordura hidrogenada.

    ResponderExcluir
  3. Pode ser margarina no lugar da gordura ou banha??😘

    ResponderExcluir
  4. Nossa, eu estava louca por essa receita! Uma senhora me deu ela nos anos 80. Fiz muitas e muitas vezes, mas perdi a receita é não lembrava as proporções. Era essa mesma, com gordura vegetal. Obrigada❤❤❤

    ResponderExcluir

O que você achou dessa receita.?

 
.
© 2015 COZINHA SIMPLES DA DEIA - Todos os direitos reservados.
Criado por: DESIGNING DREAMS