Feijoada á minha moda


Eu ia chamar de feijoada light, mas achei melhor não.
Fazer feijoada é muito simples, comecei a fazer as 11;45HS E ÁS 14:00HS já estava almoçando, por um motivo muito simples.
Eu detesto utilizar carnes salgadas na minha feijoada, acho que essas carnes tem gosto de ranço e só faço com embutidos defumados,costelinha defumada, lombo defumado(que hoje não encontrei), carne seca, pé e pele de porco.
Nada de rabo e orelha, nem pensar !

Bora pra receita?

Ingredientes :
600 g de feijão preto deixado de molho por 4 horas 
2 calabresas fatiadas
2 paios fatiados
200 g de pele de porco sem gordura picado em quadrados de 4 x 4 aproximadamente
4 pés de porco frescos cortados em 4 ( já peça para cortar no açougue)
400 g de costelinha defumada
500 g de carne seca
400 g de bacon defumado em cubos grandes dos bons, (retire o couro do bacon e reserve)
3 folhas de louro
1 cebola grande em cubos
1 cabeça de alho laminado ou picado(á seu gosto)
Sal e pimenta do reino á gosto
1 maço de salsinha picada
Pimenta biquinho ou outra á gosto.
Para a carne seca:
Corte em cubos grandes e lave muito bem, coloque na panela de pressão com 1 litro de água e 1 folha de louro, feche e quando pegar pressão conte 20 minutos, apague, deixe sair a pressão, retire a carne e lave novamente, reserve. (veja se esta macia) eu cozinho na boca turbo do meu fogão, se necessário deixe cozinhar um pouco mais.


Para os pés e pele de porco:



Pegue os pés de porco e os courinhos e passe pela chama do fogão, para queimar qualquer resquício de pelos, lave bem e coloque em uma panela com 3 litros de água e 1 xícara de chá de vinagre branco. Deixe ferver por 20 minutos, subirá toda as impurezas e excesso de gordura.
Deixe esfriar, repasse na chama do fogão se encontrar algum pelinho remanescente e depois lave novamente e reserve. Se aparecer aqueles *resistentes* corte com a faca.

 Em outra panela deixe ferver 3 litros de água e coloque as linguiças e a costelinha já picada e ferva por 10 minutos, despreze essa água, lave novamente as linguiças e costelinha e reserve.






Cozimento do feijão:

Em uma panela de pressão, coloque os pés e pele do porco, coloque o feijão, despreze a água que ficou de molho e coloque água limpa o suficiente para cobrir os feijões, coloque as 2 folhas de louro restante e o couro do bacon que foi reservado. Cozinhe por 20 minutos assim que pegar pressão.
Desligue a panela e deixe que a pressão saia sozinha. Enquanto isso, transfira as linguiças e a costelinha para uma panela.

Quando sair toda a pressão, abra a panela retire o couro do bacon e as folhas de louro e retire 2 a 3 conchas do caldo de cozimento, se não tiver caldo, adicione água na panela e deixe ferver por 5 minutos aí retire as 3 conchas de caldo e coloque na panela com as linguiças e costelinha, coloque pimenta do reino, nada de sal por enquanto, deixe ferver por 15 minutos.

Nessa hora já separe os pés de porco e reserve.

Temperando a Feijoada:

Em uma panela grande, coloque os cubos de bacon sem nada, deixe-os fritarem pois eles vão soltar gordura como na foto abaixo, se quiser, despreze um pouco da gordura e acrescente o alho laminado, deixe dourar e acrescente a cebola picadinha. Deixe refogar até ficar transparente.

Coloque todo o conteúdo da panela com as linguiças e a costelinha nesse tempero que fizemos acima.
Acrescente metade do feijão com a pele do porco que esta na panela de pressão e mexa bem, coloque o restante do conteúdo da panela de pressão , mexa novamente e coloque os pés de porco por cima.


Coloque metade da salsinha, e mexa cuidadosamente, para que os pés não sumam no meio da feijoada, esse cuidado é necessário, caso contrário depois você só vai encontrar os ossos, a pele vai soltar tudo e sua feijoada vai ficar feia.
Agora coloque a carne seca que estava reservada, deixe ferver por 15 minutos e aí sim experimente o sal. Lembre-se que feijoada sempre sobra e que no dia seguinte ela ficará mais apurada de tempero e portanto o sal vai aparecer mais.
Coloque o restante da salsinha e as pimentas escolhidas.

Para a Couve:
1 maço de couve picada finamente
3 dentes de alho laminados
2 colheres de azeite
sal e pimenta do reino á gosto

Em uma frigideira antiaderente, coloque o azeite e o alho, deixe dourar levemente e acrescente a couve, só até ela murchar. Escorra o líquido que se formou na frigideira e passa para uma recipiente. 




 Vinagrete:

Isso depende da quantidade de comensais, mas é indispensável na feijoada.
Aqui fiz com 3 tomates sem semente e meia cebola picadinha e um pouco de salsa, pimenta do reino, azeite e vinagre.



E claro, não pode faltar um arroz branco e uma farofinha.
Tradicionalmente é servida com torresmos, laranja e as vezes até com bisteca de porco frita, mas pra mim do jeito que ficou está ótimo, embora um torresminho caísse bem ! ;-)
Espero que gostem, qualquer dúvida é só chamar.

DICA: Se encontrar o lombo defumado utilize 400 g cortados em cubos médios e ferva da mesma maneira que as linguiças e costelinha, nesse caso, utilize 1 kg de feijão.

0 comentários:

O que você achou dessa receita.?

 
.
© 2015 COZINHA SIMPLES DA DEIA - Todos os direitos reservados.
Criado por: DESIGNING DREAMS