VAPZA: Aipim Gratinado com Carne Seca versus Quirera com Crocante de Aipim, Costelinha Marinada e Molho de Beterraba





Produtos Vapza são destaques do terceiro desafio do Menu Prático



O primeiro reality gastronômico do Paraná, Menu Prático, já está na reta final. Na última terça-feira (11), a disputa na categoria vegetais deu os primeiros passos para decisão de quem leva a última vaga da competição. A Mandioca Aipim Vapza e aBeterraba Vapza foram os produtos escolhidos para compor cada prato.  O participante Raillon Dorea optou pelo Aipim Gratinado com Carne Seca e Luís Gustavo Borges escolheu a Quirera com Crocante de Aipim, Costelinha Marinada e Molho de Beterraba. Os chefs Guilherme Guzela, Iracema Bertoco e Carlos Henrique Mancuzo foram os responsáveis por avaliar cada criação. O resultado sairá no próximo episódio, terça-feira (18), às 22h30. Quem será que venceu essa etapa? Para conter a ansiedade da espera, nada melhor que reproduzir estes dois pratos práticos, saborosos e fáceis de fazer. Confira abaixo o passo a passo das receitas:



Aipim Gratinado com Carne Seca

Por: Raillon Dorea Silva 



Ingredientes:

500g de Mandioca Aipim Vapza

300g de queijo provolone

1 colher de sopa de manteiga

½ xícara de chá de salsinha picada ou coentro

400g de Carne Seca Vapza

1 cebola pequena picada

Pimenta dedo de moça e cebolinha picada para decorar



Molho bechamel

40g de farinha

45g de manteiga sem sabor

500ml de leite

Queijo Parmesão

Requeijão Cremoso

Sal e noz-moscada a gosto





Modo De Preparo

Molho bechamel

Coloque a farinha e a manteiga em uma panela média e leve ao fogo até formar uma pasta. Depois acrescente o leite, em fogo médio, e mexa até virar um mingau. Coloque o queijo parmesão e o requeijão cremoso. Por fim, tempere com sal e noz-moscada a gosto.



Preparo do recheio

Refogue a cebola com a manteiga, depois coloque a Carne Seca Vapza e a Mandioca Aipim Vapza cortada em cubos. Deixe por uns três minutos no fogo. Finalize acrescentando a salsinha.



Montagem e finalização

Em um pequeno refratário fundo, coloque o recheio e espalhe bem. Depois jogue todo o molho bechamel. Finalize com o queijo muzzarela e leve ao forno para gratinar por dez minutos a uma temperatura de 180 graus. Agora é só servir.





Quirera com Crocante De Aipim, Costelinha Marinada e Molho De Beterraba

Por: Luís Gustavo Borges Lemos



Ingredientes:

Caldo de Legumes

500g Cenoura

500g Salsão

500g Alho-Poró

300g Cebola

2 folhas Louro

1 Ramo de tomilho

1 Ramo de alecrim,

3 Folhas de sálvia



Costelinha de Porco

1 Kg de costelinha de porco (sem defumar)

500g Cenoura

500g Cebola

Grãos de pimenta a gosto 



Quirera

1 kg de quirera fina



Crocante de Aipim

500g de Mandioca Aipim Vapza 



Molho de Beterraba

500g de Beterraba Vapza

1 colher de amido de milho



Modo de Preparo:

Caldo de Legumes

Corte os legumes ao estilo Macedônia e em uma panela coloque um fio de óleo (canola, milho, girassol) e refogue. Acrescente três litros de água gelada. Em seguida adicione todos os ingredientes aromáticos e uma pitada de sal. Deixe ferver por uma hora e meia, aproximadamente. Após decorrido o tempo coe todo líquido e reserve.



Costelinha de Porco

Limpe as costelinhas, tirando todo o excesso de gordura. Corte em paralelo ao osso. Em uma tigela, coloque as costelinhas e acrescente a cenoura e cebola cortadas e os grãos de pimenta. Em seguida, coloque o vinho branco até que cubra todas elas e deixe marinando por umas 10 horas. Reserve. Em uma grelha, pincele o óleo vegetal e esquente até o ponto de fumaça. Coloque as costelinhas com a carne virada para baixo, deixe tostar bem. Quando a carne estiver bem firme ou soltando-se do osso, está pronta.



Quirera

Em uma panela grande coloque o conteúdo de quirera com um pouco de azeite e deixe que refogue rapidamente. Após refogado acrescente conchas do caldo de legumes e mexa rapidamente, fazendo todo esse processo até que esteja bem cozido, em torno de 10 a 15 minutos.



Crocante de Aipim

Corte a Mandioca Aipim Vapza em cubinhos pequenos. Aqueça o óleo até ponto de fumaça e coloque os cubinhos de aipim durante uns 3 a 4 minutos ou até que estejam corados. Retire e reserve. 



Molho de Beterraba

Em um liquidificador coloque o conteúdo do pacote e processe toda a Beterraba Vapza com um pouco da água. Deixe batendo por um a dois minutos. Em uma frigideira acrescente a beterraba batida e deixe que reduza. Quando estiver bem quente, acrescente um copo de água e uma colher de sopa de amido de milho. Deixe no fogo até engrossar.



Montagem do prato

Decore o prato com quirera e por cima o crocante de aipim. Coloque o molho de beterraba com as costelinhas por cima. Por fim, decore com algumas folhas de Brotos de Beterraba. 



Sobre a Vapza

Presente no mercado nacional desde 1995, a Vapza produz alimentos cozidos a vapor e embalados a vácuo, oferecendo praticidade e rapidez no preparo de alimentos saudáveis, seguros e saborosos. Pioneira em seu segmento, a empresa oferece mais de 40 produtos voltados para o varejo e Food Service, entre eles: Carne Seca, Frango Desfiado, Batata, Canjica e Mandioca. Os produtos são naturais, feitos com matérias primas selecionados que passam por um rigoroso controle de qualidade. São cozidos dentro da própria embalagem, o que preserva as propriedades nutricionais e estéticas dos alimentos. Por serem Longa Vida,dispensam refrigeração, garantem segurança alimentar, padronização, sabor e trazem praticidade e rapidez ao consumidor. A Vapza está presente em 17 estados brasileiros e também na Angola, Estados Unidos, Panamá, Inglaterra, França e China.



Mais informações – www.vapza.com.br ou no blog www.cozinhavapza.com.br





0 comentários:

O que você achou dessa receita.?

 
.
© 2015 COZINHA SIMPLES DA DEIA - Todos os direitos reservados.
Criado por: DESIGNING DREAMS