Coxinha com massa de mandioca





Sempre briguei pra fazer massa de salgadinho com mandioca (tenho que confessar) nunca dava ponto, essa massa foi perfeita e muito simples de fazer. Vi essa receita no Youtube da Silvia Helena. Mudei só o requeijão.
Vale lembrar que você pode fazer qualquer salgadinho com essa massa.

Rende 20 coxinhas.

Ingredientes para a Massa:

2 copos tipo requeijão da água de cozimento do frango 
2 copos de farinha de trigo ( tipo requeijão)
330 a 350 grs de mandioca cozida e espremida(não passe disso)
2 colheres de sopa cheia de manteiga ou margarina.
2 colheres generosas de requeijão

Ovos e farinha de rosca para empanar, quantidade necessária.



Para o Peito de frango:

1 peito de frango 
Temperos á gosto

Cozinhe o peito de frango inteiro ( eu prefiro cozinhar com osso, acho que dá mais sabor)
Eu coloquei na pressão o peito de frango com: 1 folha de louro, meia cebola picadinha, 1 colher de chá de sal, pimenta do reino moída na hora, 1 colher de café de páprica defumada, 2 dentes de alho picadinho, com 4 copos de água ( tipo requeijão) e deixei cozinhar por 20 minutos, contando assim que a panela começar a chiar.




Retire o frango, desfie e coe o caldo que ficou na panela, prove o sal, ele tem que estar um pouco salgadinho, pois vamos colocar farinha e mandioca nele depois. Reserve.


Em uma panela de fundo grosso (ou anti-aderente), coloque os 2 copos do caldo de cozimento do frango coado e a manteiga, deixe levantar fervura e coloque a mandioca, mexendo bem para para não ficar grumos, metade do trigo, mexa bem para que o trigo vá absorvendo o caldo, coloque o restante do trigo e vá mexendo. Coloque em fogo baixo. Mesmo quando desgrudar do fundo da panela,continue mexendo por 3 a 5 minutos.

Transfira a massa para uma bancada untada com óleo e com a ajuda de uma colher ou espátula vá mexendo e estirando a massa na bancada até ficar morna  para você colocar a mão. Trabalhe a massa um pouco para que fique lisa e homogênea .
Para o Recheio:

1 cebola picadinha
1 tomate maduro sem sementes picadinho
20 azeitonas recheadas da Cepêra picadinhas 
2 colheres generosas de requeijão cremoso ( só coloque depois que desligar a panela, eu utilizei requeijão de corte ou de barra como muitos conhecem)
Cheiro verde bem picadinho á gosto
3 dentes de alho
3 colheres de azeite extra virgem
sal e pimenta do reino moída na hora ( de preferência)
Faça um refogado com todos os ingredientes, refogando no azeite o alho e a cebola até ficar translucida, acrescente o tomates, o frango desfiado e as azeitonas, refogue até amolecer o tomate, acerte o sal e a pimenta. Desligue, coloque o cheiro verde e o requeijão.



Montagem da coxinha:

Com o pegador de sorvete pegue sempre a mesma quantidade de massa, abra-a e coloque o recheio de frango ( coloquei junto um pedacinho de requeijão de corte) feche a coxinha como se fosse uma trouxinha e depois modele no formato tradicional.
Não se desespere se rachar,pegue um pedacinho de massa e remende.
Empane passando pelo ovo e depois na farinha de rosca, se quiser bem crocante repita o processo.




Para fazer as coxinhas eu utilizo um pegador de sorvete de plástico (antigo) que tenho, assim as coxinhas ficam todas com o mesmo tamanho.
Sirva com o molho de pimenta Mexicano da Cêpera 





1 comentários:

O que você achou dessa receita.?

 
.
© 2015 COZINHA SIMPLES DA DEIA - Todos os direitos reservados.
Criado por: DESIGNING DREAMS