Um passeio ao mundo dos queijos


Asiago
Queijo de origem italiana. Este queijo é produzido a partir de leite cru de vaca, tem formato cilíndrico e em geral pesa de 8 kg a 20 kg. Quando jovem, ele possui uma casca lisa e amarela que passa para o amarelo escuro conforme envelhece.

Azeitão
Queijo de origem portuguesa. É feito com leite de ovelha, É um queijo de pasta mole, com alguns olhos, de cor amarelo-ráfia, muito «amanteigado», de sabor e aroma semelhante ao queijo da Serra, embora seja um pouco mais ácido (característico).

Blue
Tipo de queijo de massa meio dura, de maturação por fungos. Fabricado, geralmente, com leite homogeneizado. Na verdade uma família de queijos de bolores azuis, cremosos ou esfarelados, de sabor picante e aroma forte.

Brie
Queijo de origem francesa. É um queijo de massa macia e quebradiça, maturado externamente por Penicillium Candidun, que lhe confere sua característica casca branca aveludada. Por isso também é conhecido como queijo de mofo branco, apresentam-se normalmente em forma de triângulos ou em formas cilíndricas de 1 Kilo.

Bleu Vercors
Queijo de origem francesa. Fabricado com leite de vaca, apresenta sabor leve e aroma de amêndoas. Pasta semi-mole.

Caciocavallo
Queijo de origem italiana. Era feito inicialmente com leite de jumenta e consistia em um dos principais alimentos para o povo nômade. O nome "Caccio Cavallo" é resultado do processo de secagem: os queijos são amarrados aos pares por um barbante e pendurados numa vara de madeira "a cavallo" para secar.

Camembert
Queijo de origem francesa. Pasta mole, casca aveludada, fabricado com leite de vaca, sabor intenso, levemente picante, e textura suave. Casca de cor branca. Geralmente se apresentam em formas cilíndricas pequenas.

Cantal
Queijo de origem francesa. Tem uma massa compacta, semidura, não é cozida e é prensada 2 vezes. Feito com leite de vaca não-pasteurizado, tem formato de tambor e pesa cerca de 45 kg. É seco e enfarinhado, além de escurecer com o tempo, leva de 3 a 6 meses para maturar.

Cheddar
Queijo originário na Inglaterra. Feito de leite de vaca, contém cerca de 48% de gordura. O tradicional é duro, prensado, tem formato de tambor, com cerca de 28 kg e é amarrado com uma bandagem para garantir casca boa e dura, de cor marrom acinzentada.

Coalho
Queijo originário no nordeste brasileiro. Queijo branco com sabor levemente ácido, sua característica que o faz tão apreciado em todo país, está no fato de ser um queijo que quando assado não derrete, ficando tostado.

Cottage
Queijo de origem anglo-saxônica. Consiste basicamente em grãos da coalhada, imersos em uma mistura de creme e sal. Seu sabor é ligeiramente ácido e salgado. Em geral são apresentados em potes plásticos sanitizados e duram de 2 a 3 semanas sob refrigeração.

Cream Cheese
Queijo muito consumido em toda Europa. Trata-se de um queijo untuoso mas firme, espalhável, com alto teor de creme de leite que se obtém da centrifugação da coalhada. Pode ser natural ou adicionado de sabores.

Crottin Chavignol
Queijo de origem francesa. Produzido a partir do leite cru da cabra de raça alpina. Paladar amendoado, acentuado, porém não picante, e pasta quebradiça. Apresenta-se normalmente coberto de ervas.

Edam
Queijo de origem holandesa. Produzido em muitas regiões a partir de leite de vaca gordo ou semidesnatado, tem formato esférico e tem peso médio de 1,5 kg. A casca é pouco percebida, coberta com uma cera vermelha.

Emmental
Queijo de origem suíça. Produzido com leite de vaca, pasta cozida e prensada, sabor suave, levemente adocicado, massa com buracos, casca escovada e dura. Os queijos Emmental mais comuns pesam ao redor de 70 kg podendo pesar até 130 Kg.

Estepe
Queijo de origem russa. É fabricado a partir do leite de vaca. Apresenta uma textura semidura e massa semi-cozida, de cor amarelo-palha, com sabor frutado ligeiramente doce.

Feta
Queijo de origem grega. É feito misturando leite de cabra e de ovelha. Tem um gosto excepcional, uma bonita cor branca e tem baixos níveis de gordura.

Gorgonzola
Queijo de origem italiana. Os gorgonzolas brasileiros em geral são cilíndricos e pesam ao redor de 3 Kg. Apresentam massa úmida com veios azuis esverdeados, textura macia, um pouco pastosa e quebradiça. Têm sabor pronunciado e característico, ligeiramente salgado.

Gouda
Queijo de origem holandesa. Massa firme e prensada, textura lisa com pequenos buracos, sabor de avelã. Pode ter olhaduras ou ser de massa fechada. Em geral têm formato cilíndrico e pesam de 2 a 3 kg.

Gruyère
Queijo de origem suíça. É fabricado com leite cru de vaca e cada peça tem de 20 kg a 45 kg. A casca natural é dura, seca e de cor castanho-ferrugem. A textura do queijo é ligeiramente granulosa, densa e compacta (ao mesmo tempo é flexível).

Maasdam
Queijo de origem holandesa. É caracterizado pela presença de grandes buracos, ideal para sanduíches e aperitivos, bem como na culinária, podendo ser usado no preparo de "fondue", gratinado e outros.

Mascarpone
Queijo de origem italiana. A textura cremosa e homogênea faz com que o Mascarpone, tecnicamente, não seja considerado um queijo por alguns especialistas. É fabricado de maneira semelhante a um iogurte e tem alto teor de gordura.

Minas Frescal
Queijo de origem brasileira. Tem alto teor de umidade, massa branca, consistência mole, textura fechada com algumas olhaduras irregulares, sabor suave a levemente ácido. É obtido da simples coagulação do leite com ácido láctico ou fermento.

Minas Padrão
Queijo de origem brasileira. É um queijo macio, porém mais seco e firme, de coloração interna branco-creme e casca fina amarelada. Apresenta um sabor pronunciado, ligeiramente ácido com algumas olhaduras irregulares. Seu formato é cilíndrico e seu peso varia entre 800g a 1,2 kg.

Morbier
Queijo de origem francesa. Apresenta uma massa lavada, consistência macia, sabor suave, textura fechada e que apresenta em seu interior uma linha formada de carvão vegetal, produzida durante o processo de enformagem.

Mussarela
Queijo de origem italiana. Conforme legislação brasileira poderá se adotar as denominações: mussarela, mozzarella ou muçarela. A Mussarela antigamente só era fabricada a partir de leite de búfala. Hoje dada a sua grande aplicação culinária, é fabricada a partir de leite de vaca.

Parmesão
Queijo de origem italiana. No Brasil, em geral é feito em formas cilíndricas altas e pesam entre 4 e 7 kg. A massa é amarelo palha e seus sabor é picante. Sua textura é firme e o sabor forte.

Pecorino
Queijo de origem italiana. E feito com leite cru de ovelha. Trata-se de um queijo com boa capacidade de conservação. Há o pecorino fresco, o semicurado, o doce e o pepato (com adição de pimenta). À medida que o queijo fica mais curado, é usado para ralar. As variações mais famosas são o Pecorino Romano, o Sardo e o Toscano.

Petit Suisse
Queijo de origem suíça. Tem geralmente forma redonda ou cilíndrica e são feitos de leite de vaca pasteurizado, se apresentando normalmente na forma de pasta. Tem uma mistura do sabor doce e salgado. O índice da gordura é aproximadamente de 40 %.

Prato
Queijo de origem brasileira. Trata-se de um queijo de massa semi-cozida (40 a 42ºC) e lavada, o que explica sua consistência macia e sabor suave. Foi introduzido na década de 20, na região do sul de Minas, através de imigrantes dinamarqueses. O rendimento da fabricação se situa por volta de 9,5 a 10 litros de leite por quilo de queijo.

Provolone
Queijo de origem italiana. É encontrado em diversos tamanhos com sabor variando do picante ao doce. Sua consistência é semidura, textura fechada e filante. São amarrados com cordas ou redes sintéticas e secam pendurados.

Reino
Queijo supostamente de origem holandesa. É um queijo firme, bem mais seco e de sabor acentuado. Em geral é produzido em formas cilíndricas ao redor de 1,5kg e embalado na tradicional lata metálica, da mesma forma em que atravessavam o oceano em navios.

Requeijão
Queijo de origem brasileira. À massa da coalhada são acrescentados creme de leite, água e sais fundentes. Pode se apresentar de 2 formas: cremoso ou de corte. São envasados ainda quente. Tem coloração branca, tem sabor suave e lácteo.

Ricota
Queijo de origem italiana. É obtida a partir da acidificação do soro do leite, rico em albumina e lacto globulina que se precipitam e formam a massa. Pode ser defumada ou condimentada.

Roquefort
Queijo de origem francesa. É produzido com leite de ovelha não-pasteurizado ao qual é adicionado o mofo penicillium roqueforti. A casca é pegajosa de cor marfim bem clara e a textura é macia. 

Saint Paulin
Queijo de origem francesa. É um queijo de massa amarela, muito macia, untuosa e fechada, de sabor suave e sem acidez. Sua casca fina, amarelada, se forma com tratamento com água, salmoura e pequena dose de urucum. Pode ter acabamento de resina plástica ou parafina.

Serpa
Queijo de origem portuguesa. É produzido com leite de ovelha, muito rico no aroma e sabor. Quando está fresco é muito gorduroso. Após dois anos, conservado em ambiente fresco, torna-se rijo e seco.

Tilsit
Queijo de origem alemã. Sua textura é aberta, sua massa amarela, com pequenas olhaduras, seu sabor é suave, puxado ao sabor das sementes de kummel (erva doce) que são adicionadas a sua massa. Em geral é produzido em formas cilíndricas de 1,5 a 2 kg.


Fonte da pesquisa: www.queijosnobrasil.com.br

1 comentários:

  1. Boa. Legal, pois adoro queijo, em especial os molinhos cremosos e salgados, brancos ou amarelos.

    ResponderExcluir

O que você achou dessa receita.?

 
.
© 2015 COZINHA SIMPLES DA DEIA - Todos os direitos reservados.
Criado por: DESIGNING DREAMS