Alimentos Funcionais_Dicas para uma Dieta equilibrada - Parte 1

Alimentos Funcionais_Dicas para uma Dieta equilibrada

O que são?
_Alimentos funcionais são alimentos que além de nutrir,possuem substâncias capazes de melhorar a saúde e reduzir o risco de doenças.São considerados promotores da saúde.

Quem deve consumir?
_Todos que querem uma alimentação saudável .

Podem substituir meu remédio?
_Os alimentos funcionais sozinhos não podem garantir uma boa saúde.Hábitos alimentares saudáveis,juntamente com um estilo de vida saudável (exercícios físicos regulares,ausência de fumo e consumo baixo de álcool) são peças fundamental na diminuição do risco de doenças e na promoção de qualidade de vida,da infância até o envelhecimento,mas em caso de doenças já instaladas,o remédio não deve ser substituído por alimentos.


Para que servem?
 _Os alimentos funcionais ajudam na redução dos radicais livres e no bom funcionamento do organismo.

Alimentos Funcionais:

Probióticos

Bactérias benéficas que evitam o crescimento de microorganismos prejudiciais a flora intestinal.Estimulam a produção de células de defesa e aumentam a produção de muco e melhoram o trânsito intestinal.Aumentam o valor nutritivo e terapêutico dos alimentos,devido ao aumento dos níveis de vitaminas do complexo B
e aminoácidos.Melhora intolerância à lactose.






Prebióticos


São alguns tipos de fibras alimentares,não digeríveis,ajudam na manutenção da flora intestinal,inibem o crescimento de bactérias patogênicas,estimulam o sistema imunológico.




Fitoesteróis

Os fitoesteróis podem ser encontrados nas nozes,no feijão ,milho,soja.Também estão presentes em óleos e cremes vegetais funcionais.Alguns produtos  (margarinas,bebida láctea e cereais)podem ser enriquecidos com a substância,pois a ingestão de 2 g desse nutriente por dia reduz eficazmente os níveis de colesterol e faz a prevenção de doenças cardíacas.




Betaglucana

Boas fontes são a aveia,cevada ,legumes e alguns outros grãos.Ajuda no controle da glicemia e do colesterol sérico.






Fibras

Podem ser insolúveis e solúveis.Boas fontes são os grãos integrais,frutas,vegetais em geral.Melhoram a saúde do intestino,reduzem o risco de câncer do cólon e no controle do colesterol.Aumentam o bolo fecal e melhoram o trânsito intestinal.




Licopeno


Boas fontes são o tomate,goiaba e a melancia.Boa atividade antioxidante,auxilia na redução do risco de doenças cardiovasculares e possui ação anticancerígena,principalmente câncer de próstata.




Luteína e Zeaxantina

Encontrado em folhas verdes (luteína) pequi e Milho (zeaxantina).Protege contra a degeneração macular e atua na manutenção da boa visão.





Ácidos Graxos ômega-3


Encontrado principalmente em peixes de águas frias e com alto teor de gordura e em óleos vegetais (linhaça).Previne doenças cardiovasculares,previne doenças autoimunes e inflamatórias.






Flavonóides
As fontes alimentares são a uva,amora,framboesa,frutas cítricas,brócolis,repolho,chá verde e a soja.Excelente efeito antioxidante,faz a diminuição dos níveis de LDL,reduz as ondas de calor em mulheres na menopausa.





Antocianinas



Encontrada nas frutas em geral,principalmente nas frutas vermelhas e arroxeadas.Ajuda na prevenção de doenças cardiovasculares e do câncer.











Catequinas


Boas fontes são a uva,morango,chá verde e o chá preto.Possui ação antioxidante e inibe o aparecimento de certos tipos de câncer.





Limonoides
Boas fontes são as frutas cítricas.Tem entre seus benefícios o estímulo à produção de enzimas protetoras contra o câncer e a redução do colesterol.






Resveratrol e Quercetina

Boas fontes são a casca de uva,vinho tinto e maça.Ajuda na redução do risco de doenças cardiovasculares,tem propriedades anticancerígenas ,inibe a formação de coágulos e inflamações.










Isoflavonas

Suas fontes são a soja,leguminosas,amendoim,alcaçuz,legumes e ervilhas.Auxilia na redução dos sintomas da menopausa,redução de doenças cardiovasculares e osteoporose.Reduz ainda o risco de câncer de mama e próstata.





Isotiocianatos e Indol

Suas fontes são o brócolis,o repolho,a couve-flor,rabanete e folhas de mostarda.Faz o aumento da atividade de enzimas (tipo 2) protetoras contra carcinogênese.








Lignanas

Fonte é a linhaça.Sua propriedade é a de inibir o surgimento de tumores.






Sulfetos alílicos(Alil sulfetos)
Fontes são o alho e a cebola.Faz a redução do risco de doenças cardiovasculares,estímulo à produção de enzimas protetoras contra o câncer gástrico.




Fonte:http://www.pedacozinha.com.br
por Dr. Roberto Navarro.

0 comentários:

O que você achou dessa receita.?

 
.
© 2015 COZINHA SIMPLES DA DEIA - Todos os direitos reservados.
Criado por: DESIGNING DREAMS