DICA FUNCIONAL: Própolis





PRÓPOLIS

O que é o Própolis?

Própolis é uma substância resinosa obtida pelas abelhas através da colheita de resinas da flora (pasto apícola) da região, e alteradas pela ação das enzimas contidas na sua saliva. A cor, sabor e o aroma da própolis variam de acordo com sua origem botânica e vem do mel.


Os gregos chamavam própolis às portas de uma cidade, voz tomada pelo prefixo ‘pro-‘ e ‘polis’ (cidade). Tempo depois, Plínio empregou esta palavra em latim para dar nome à cera – extraída da polpa das árvores – com a qual as abelhas recobrem a entrada de suas colméias a fim de protegê-las contra fungos e bactérias.

As propriedades antibióticas e fungicidas desta substância, que em nossa língua se chama própole, eram conhecidas desde a mais remota antiguidade pelos sacerdotes egípcios e pelos médicos gregos e romanos, assim como por algumas culturas sul americanas.
PARA QUE SERVE?
É utilizada pelas abelhas de diversas formas:
Para proteger a colmeia de intrusos e do frio, mantendo a temperatura ideal para suas crias, fechando frestas e diminuindo o tamanho da entrada;
Para desinfectar o interior da colmeia e os alvéolos onde a abelha rainha faz a postura dos ovos;
Quando um intruso é abatido e não pode ser retirado do interior da colmeia, as abelhas cobrem o intruso com própolis, evitando que sua putrefação contamine o ninho.
Foi recentemente mostrado que as abelhas puderam sobreviver por um tempo mais longo quando tinham usado a própolis para selar as fendas da colmeia. Isso é provavelmente porque a própolis, feito de 50 % resina, contém bastantes moléculas com funções antibióticas.
FUNÇÕES TERAPÊUTICAS:
A própolis possui diversas propriedades biológicas e terapêuticas.
Desde a Antiguidade a própolis já era utilizada como medicamento popular no tratamento de feridas e infecções. As histórias das medicinas das civilizações Chinesa, Tibetana, Egípcia e também a Greco-Romana são ricas, todas contendo em seus escritos antigos centenas de receitas onde entram principalmente mel, própolis, larvas de abelhas e às vezes as próprias abelhas, para curar ou prevenir enfermidades. A própolis é conhecida como um poderoso antibiótico natural.
Hoje a própolis é utilizada com maior freqüência na prevenção e tratamento de feridas e infecções da via oral, também como antimicótico e cicatrizante. Estudos mais recentes indicam eficiente ação de alguns de seus compostos ativos com ação imuno-estimulante e antitumoral.
PROPRIEDADES:
Antimicrobianas

Antifúngicas
Antivíricas
Anti-protozoários
Bactericida e bacteriostática
Anestésica
Anti-inflamatória
Antioxidante
Cicatrizante e regeneração de tecidos
Anti-sépticas e hipotensivas
Tratamento de gengivites
Atividade hepato-protetora e agente anti-úlceras
Estimuladora do sistema imunológico
Acção inibidora na multiplicação de células tumorais

Fonte: Wiki
PRODUTOS BIOVIP COM PROPÓLIS NA SUA COMPOSIÇÃO:
Bionatural Gotas

Laranjus Plus Cápsulas
Guardião Júnior Xarope

0 comentários:

O que você achou dessa receita.?

 
.
© 2015 COZINHA SIMPLES DA DEIA - Todos os direitos reservados.
Criado por: DESIGNING DREAMS