Dica Funcional: Benefícios do mel

O mel é um produto natural elaborado pelas abelhas a partir do néctar que elas retiram das flores. Os méis são nomeados de acordo com as diferentes plantas visitadas pelas abelhas de onde o néctar foi coletado por elas, por exemplo: mel de assapeixe, mel de candeia, mel de eucalipto, mel silvestre, etc. Assim também é que se da origem a coloração e o sabor do mel. Os méis escuros possuem paladar acentuado, são mais nutritivos, possuem maiores taxas de proteínas, aminoácidos e sais minerais que lhe dão a coloração escura, já os méis claros apresentam paladar suave e menos sais minerais.

O mel é importante para todas as pessoas, principalmente para pessoas idosas, crianças no período escolar e para esportistas. É um excelente alimento e ainda tem muitas propriedades medicinais.

De acordo com a OMS (Organização Mundial de Saúde), o Mel é o alimento mais completo da natureza, oferecendo mais de 70 substancias essenciais ao nosso organismo. O Mel é composto de açucares simples que entram diretamente na corrente sanguínea promovendo energia imediata ao organismo.

O QUE O MEL FAZ PELA SUA SAÚDE?

O mel é um alimento especial possuidor de extraordinária energia, muito rico em cálcio, fósforo, carboidratos, com diversas vitaminas, sais minerais, proteínas e aminoácidos de fácil digestão. O mel contém princípios ativos que promove o crescimento e melhora a vitalidade corporal, revigora o intestino de pessoas debilitadas, possuir organismo humano, auxilia no controle de doenças cardiovasculares, no funcionamento do coração, protege o cérebro, o fígado (prevenindo a formação do fígado gorduroso), e é muito eficaz no tratamento de problemas respiratórios e pulmonares tais como: gripes, resfriados e pneumonias, é um antibiótico natural, Ativa as funções do cálcio e do fósforo nos ossos, dentes e unhas. Possui propriedades levemente laxantes. É antioxidante; ajuda na proteção da membrana das hemácias e do organismo contra substancias carcinogênicas. Além de ser um excelente alimento e adoçante para chás, suco, bolo e tortas.
A função do mel no organismo, no prolongamento da vida e no controle de doenças esta relacionada com a grande variedade de oligoelementos nele existentes.
Ingerir mel regulamente ajuda a prolongar e dar uma melhor qualidade a sua vida.

ALGUMAS INDICAÇÕES DO MEL:

Anemia: Sendo o mel rico em cálcio, fósforo, carboidratos, com diversas vitaminas, combate rapidamente os casos de anemia.

Beleza: Diluído em água usa-se sobre a pele como excelente cosmético, pois age como nutriente celular, regularizando a carência de vitaminas destruindo bactérias ou parasitas; aplicado no couro cabeludo, elimina caspas e tonifica o couro cabeludo.

Cicatrizante: O mel possui propriedades cicatrizantes, sendo usado principalmente em queimaduras e feridas de difícil cicatrização.

Depressão: O mel contém proteína que no organismo converte em serotinina, conhecida por relaxar, melhorar o humor e de modo geral a sensação de bem estar.

Infarto: ingerir mel regulamente pode reduzir o risco de morte por infarto em até 40%.

Insônia: Tomado antes de deitar, é sedativo e tranqüilizante.

Ressaca: Uma das formas mais rápida de curar ressaca é fazer uma vitamina de banana com leite e mel. O mel eleva o nível de açúcar.

Stress: Mel com banana ajuda a normalizar os batimentos cardíacos, levando oxigênio ao cérebro e regula o equilíbrio de água no nosso corpo.

BENEFÍCIOS DO MEL NA SAÚDE DO IDOSO:

O dito que o mel é o leite dos idosos tem uma forte base científica, pois sugere que o mel é um nutriente valioso e adequado ás necessidades fisiológico do idoso. O mel será o leite do idoso com grande poder de anti-senilidade desde que tomado regularmente, uma dose de 20 a 50g. de mel diariamente.

O mel ajuda a aumentar a resistência do idoso, melhora suas condições físicas, aumenta o numero das hemácias favorecendo a circulação e diminuindo a pressão sanguínea; auxilia no controle de doenças como: tosse, insônia, problemas cardiovasculares, dispepsia, ulcera gástrica e intestinais, disenteria, etc.

BENEFÍCIOS DO MEL COMPOSTO:

Mel com própolis e agrião: Atua nas disfunções respiratórias, infecções de gargantas, tosses ou pigarros, auxilia na eliminação da nicotina. Possui atividade bronco dilatora.
Mel com própolis e gengibre: Atua nas disfunções de garganta e infecções da laringe, faringe e amídalas. possui atividade antiflamatória e analgésica.
Mel com própolis e guaco: Auxilia nas afecções gripais de garganta e males que atingem o sistema respiratório.

SUGESTÕES DE USO DO MEL:

Para o equilíbrio do organismo sugere-se, para adultos: 01 colher de sopa por dia pela manhã e para crianças 01 colher de chá.
Para pessoas doentes ou debilitadas comer o mel acompanhado de frutas orgânica. O uso deve ser constante.
Pessoas que tomam pelo menos uma colher de sopa de mel por dia raramente ficam doentes, pois permanecem com o sistema imunológico extremamente reforçado.

0 comentários:

O que você achou dessa receita.?

 
.
© 2015 COZINHA SIMPLES DA DEIA - Todos os direitos reservados.
Criado por: DESIGNING DREAMS